Imagem - undefined Imagem - undefined

Tuberculose: Saiba como identificar os sintomas, tratamento e vacinação

Você sabia que a tuberculose tem cura? Para conseguir realizar um diagnóstico de forma rápida, é muito importante que você fique atento aos sinais do corpo. Se você ou algum familiar apresentar tosse excessiva por mais de duas semanas, febre, dores no peito, cansaço, emagrecimento ou perda de apetite pode ser tuberculose. 

O que é a tuberculose?

Mas antes de falar sobre o tratamento, vamos falar sobre a  Mycobacterium tubrculosisa, bactéria responsável pela tuberculose, doença pulmonar que afeta os pulmões, rins, ossos e as meninges, membranas que envolvem o cérebro. Como falamos anteriormente, a tuberculose tem cura sim, mas se não for tratada corretamente pode levar a óbito. 

A Mycobacterium tubrculosisa se desenvolve de forma mais fácil em organismos sensíveis e que normalmente não conseguem bloquear o bacilo koch. Muito agressiva, quando chega ao organismo a bactéria se divide provocando uma grave inflamação nos tecidos. Para tentar controlar e proteger o organismo, o pulmão produz muito muco, provocando a tosse, um dos sintomas mais característicos da tuberculose. 

Como a tuberculose é transmitida? 

O contato com pessoas infectadas pela bactéria é a única via de transmissão da tuberculose. Lugares fechados ou com pouca ventilação são ambientes propícios para a proliferação da bactéria, que pode ser passada através das gotículas eliminadas pela respiração, tosse ou espirro. Vale lembrar que a transmissão só acontece se o paciente estiver com a tuberculose ativa pulmonar ou laríngea. 

Para que a transmissão não aconteça, é muito importante que o paciente fique isolado por até 15 dias realizando o tratamento. Passando esse período, o paciente não consegue mais transmitir para outras pessoas. Teve contato com alguma pessoa com tuberculose? Então procure um médico em até 8 semanas após o último contato com a pessoa infectada. 

Quais são os principais sintomas da tuberculose? 

É muito comum que os pacientes infectados pela bactéria da tuberculose apresentem tosse intensa por mais de duas semanas, febre, presença de catarro, suor excessivo, cansaço, dor no peito, perda de apetite, emagrecimento e tosse com sangue, nos casos mais graves. 

Para fechar o diagnóstico, é comum o pedido de uma radiografia do pulmão e a análise do catarro. O teste Mantoux, a broncoscopia e a biópsia pulmonar podem ajudar a fechar a investigação. 

Como é feito o tratamento da tuberculose?

Com o diagnóstico fechado é possível começar o tratamento imediatamente, já que o bacilo da tuberculose cresce fora da célula de defesa e se multiplica, fortalece e cria resistência de forma rápida. Esse crescimento precisa ser impedido com pirazinamida, isoniazida, Rifampicina e o etambutol, medicamento indicado para os maiores de 10 anos. Esses medicamentos devem ser tomados por 2 meses e, no terceiro mês os medicamentos serão reduzidos para isoniazida e rifampicina. 

Na célula de defesa o tratamento da tuberculose é diferente, já que o bacilo se desenvolve de forma mais lenta. O indicado é o uso de um medicamento que entre diretamente na célula e bloqueie o crescimento da bactéria. Neste caso o tratamento tem duração de 6 meses. 

Como sabem, o diagnóstico precoce pode ajudar muito para a boa recuperação do paciente. E é por este motivo que é extremamente importante que o paciente não pare de tomar os remédios antes do prazo estipulado pelo médico. Se isso ocorrer, as bactérias podem ficar ainda mais resistentes aos medicamentos. 

Se você é familiar ou convive com pacientes em tratamento, lembrem-se sempre de manter todo cuidado para afastar os riscos de contaminação durante a fase inicial da tuberculose. 

Fique atento!

O uso de drogas, o abuso de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada ou o uso de medicamentos imunossupressores podem aumentar as chances de contrair a tuberculose. 

Como prevenir a tuberculose

Mas afinal, existe vacina contra a tuberculose? A resposta é sim! Já presente no calendário de vacinação das crianças, a BCG é indicada para a prevenção da tuberculose e também das variações mais graves da doença. Por este motivo, os recém nascidos e crianças até 5 anos de idade devem receber uma dose da vacina. E pensando no conforto e saúde dos pequenos, o laboratório Padrão oferece a vacina BCG em suas unidades. Para saber como agendar o horário é só clicar aqui. 

Quais são as reações da BCG?

Para quem não sabe, a BCG é bastante conhecida por deixar uma marquinha no braço direito de todas as pessoas que receberam a vacina. Inclusive é através dessa marca que se garante a aplicação da vacina. 

A reação mais comum é a vermelhidão no local da aplicação. Na maioria dos casos a cicatriz aparece 3 meses após o recebimento da vacina BCG. Não utilize nenhum tipo de produto, medicamento ou curativo depois que a vacina for aplicada. Existem raros casos onde é percebido lesões maiores de 10 mm que não cicatrizam, febre local ou o aparecimento de queloide. 

O que você precisa saber sobre a tuberculose 

Vocês já viram o artigo mas não custa lembrar: a vacina salva vidas! Clique aqui e agende agora mesmo um horário para bebês e as crianças receberem a dose da vacina BCG em uma das unidades do laboratório Padrão. 

E lembre-se, se tiver contato com algum paciente em tratamento da tuberculose, procure um médico, faça os exames e inicie o tratamento. Afinal, o diagnóstico precoce ajuda muito na cura da tuberculose. 

Ficou com alguma dúvida? É só deixar a sua pergunta nos comentários abaixo que em breve responderemos. Até mais!