Vacina Contra Vírus Sincicial Respiratório (VSR) – Abrysvo (Pfizer) - para gestantes e idosos

Indicado para:

O VSR circula durante todo o ano?

Sim, o VSR pode ser detectado durante todo o ano, mas a maioria dos casos ocorre no inverno e início da primavera. No Brasil, a distribuição varia: no Sudeste, Nordeste e Centro-oeste, os picos ocorrem entre março e julho; no Sul, entre abril e agosto; e no Norte, entre fevereiro e junho.

Qual o tratamento para o VSR?

Atualmente, não existe um tratamento específico. Os casos, incluindo os mais graves, são manejados com suporte vital, como hidratação, oxigenação e uso de respiradores, entre outros cuidados suportivos.

Por que o VSR é considerado grave em pessoas maiores de 60 anos?

Em 2023, a Vigilância Epidemiológica do Brasil registrou aproximadamente 640 casos graves de internação devido ao VSR, um número provavelmente subestimado. Em idosos, o VSR pode ser mais letal do que a influenza, especialmente entre aqueles com condições pré-existentes como doenças cardiopulmonares, disfunções renais, hepáticas, neuromusculares, diabetes, entre outras.

O que é a vacina VSR Abrysvo (Pfizer)?

A vacina Abrysvo utiliza o antígeno F do VSR, dos dois grupos do vírus (A E B), formando assim anticorpos contra o vírus. É licenciada para gestantes de 24 a 36 semanas de gestação e maiores de 60 anos de idade.

Qual a eficácia da vacina Abrysvo?

A eficácia da vacina Arexvy em prevenir formas graves do VSR foi de aproximadamente 90% na primeira temporada após a vacinação, mantendo uma eficácia robusta mesmo entre os mais idosos e com comorbidades na segunda temporada. Também apresentou eficácia de cerca de 90% para evitar internações de bebês de mães vacinadas.

Qual o esquema vacinal recomendado?

A vacina Abrysvo é administrada em uma única dose intramuscular. Até o momento, não se mostrou necessária a aplicação de doses de reforço nos idosos. A vacina é recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) para indivíduos acima de 60 anos, independentemente da época do ano e para gestantes de 32 a 36 semanas de gestação

Quais são os possíveis efeitos colaterais e contraindicações?

Os efeitos colaterais mais comuns são reações locais como dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação, além de cefaleia e malestar em uma menor proporção de pacientes. Contraindica-se a vacinação apenas para aqueles que tiveram reações alérgicas graves a algum componente da vacina, dentro das situações licenciadas pela ANVISA.

A vacina pode ser aplicada junto com outras vacinas?

Estudos mostram que a aplicação simultânea da vacina Abrysvo e da vacina contra influenza é segura e eficaz, sem impacto significativo na resposta imunológica ou aumento de eventos adversos. Para outras vacinas, a decisão deve ser tomada pelo médico responsável. Mas a SBIm não faz restrição à aplicação simultânea com qualquer vacina. 

Precisa tomar a vacina? entre em contato com a nossa central de atendimento e confira a unidade do Hermes Pardini mais próxima de você em SP e MG.

Buscar por vacina